Como perder peso de forma saudável

Dicas de como emagrecer de forma saudável e duradoura
  1. Consuma alimentos ricos em fibras, a fim de prolongar a sensação de saciedade;
  2. Sempre beba muita água;
  3. Cuidado com jejuns prolongados, que podem acabar desencadeando a compulsão alimentar;
  4. Evite dietas restritivas;
  5. Faça pratos variados e equilibrados: quanto mais cor no prato, maior a chance dele ser bastante nutritivo.
Emagrecimento saudável e seus benefícios para o corpo

Muito além da redução de medidas e consequente melhora da autoestima, o emagrecimento saudável traz diversos outros benefícios. A lista é grande, e passa por exemplo pelo ganho de qualidade do sono, o alívio do estresse, pele e cabelos mais bonitos por conta da circulação sanguínea mais eficaz, redução do inchaço corporal, aumento da imunidade, entre outros aspectos.

Os indicadores laboratoriais também são positivamente alterados com a perda de peso saudável: colesterol, triglicerídeos e outros marcadores se reaproximam dos limites considerados normais, devolvendo a saúde. Além disso, o risco do surgimento de doenças cardiovasculares, problemas ortopédicos, varizes e diabetes, entre outras enfermidades, também é significativamente reduzido.

Como adotar uma dieta saudável?

O auxílio de profissionais especializados é muito importante desde o começo. O médico endocrinologista, por exemplo, realizará uma série de exames clínicos e físicos para avaliar se, além do sobrepeso – ou até mesmo da obesidade – há alguma outra doença associada. Com essas informações em mãos, é possível oferecer uma abordagem mais global, com o paciente sabendo das suas reais condições médicas.

O nutricionista tem papel fundamental nesse aspecto. Avaliando caso a caso, ele é quem indicará, de forma personalizada, o que cada indivíduo precisa ingerir para emagrecer de forma saudável e sem o risco de ganhar todo o peso perdido novamente. É também de suma importância no acompanhamento do paciente em sua nova rotina, aconselhando sobre como adotar os hábitos saudáveis no dia a dia e auxiliando nas dúvidas e adaptações.

Emagrecer de forma saudável é sim possível, e é muito menos complicado do que pode parecer. Não requer verdadeiros malabarismos alimentares para que o objetivo seja alcançado – muito pelo contrário. Com disciplina e autocuidado, o peso extra ficará para trás e se transformará em dias muito mais saborosos, cheios de vitalidade e de saúde física e mental. Não deixe para depois a busca das soluções, pois seu corpo merece toda a atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Outros artigos